E eis que mais uma semana passou... O tempo tem voado aqui, o que me parece bom sinal..
No fim de semana passado ainda fui introduzida à vida nocturna de Wageningen. Animada por sinal, apesar de não abundarem opções pelo que percebi... A comunidade brasileira aqui é grande e já dei conta que existem vários portugueses também. Não que me queira manter só pelas comunidades luso-brasileiras, mas sabe bem saber que vou ouvir português de vez em quando.. :)
O fim de semana foi essencialmente de descanso até porque esteve um calor infernal neste cantinho do mundo e é um calor mais díficil de suportar que o portugês. Domingo então estava impossível de sair à rua..
Felizmente, durante a semana melhorou, está mais fresco, umas nuvenzitas no céu, mas ainda sem chuva. Creio que no fim de semana não falhará, mas a ver vamos...
A primeira semana de trabalho correu calmamente e sem grandes incidentes. Quando cheguei na segunda de manhã já tina o meu spot limpinho e um computador novo à minha espera. Foi-me dado um kit de iniciação, básicamente um caderno de laboratório, bloco de notas, canetas, marcador para sublinhar (e indicado o local onde poderia ir buscar mais material se fosse preciso), os regulamentos do grupo, incluindo o sistema de bónus (já lá irei...) e um livrinho catita com as regras de segurança, normas do laboratório e alguns protocolos mais frequentes no lab. Pois que parece que aqui cada grupo tem o seu funcionamento e a organização por aqui é coisa que importa muita e manter tudo programado é essencial. Há portanto uma cheklist de coisas a fazer antes, durante e depois do doutoramento em termos de espaço e material, uma lista/guia de o que se deve fazer em cada ano do PhD e para quem cumprir a coisa e for publicando uns artigos lá pelo meio, um sistema de bónus monetário simpático e ainda uma contribuição final para as impressões da tese (dá jeito e não está incluída no contrato pelo que assumo que dar ou não e quanto varie de grupo para grupo). Sim, na Holanda há muito subsídio.. isso já eu percebi.. A Universidade ajuda nas despesas de deslocação se mudarmos de país, dá subsídio de deslocação do trabalho para o emprego, etc. À parte da Universidade, há subsídios para ajudar nos arrendamentos, pagar seguro de saúde e por aí fora... A vida aqui é mais cara, facto, mas eles também ajudam se for caso disso.
Bom, depois foi uma questão de me instalar na minha secretária gigante (acho que nunca tive um monitor no pc tão grande...) e por-me confortável. O escritório esta semana esteve um pouco vazio porque as pessoas estão fora em conferências ou de férias, mas para a semana volta tudo ao normal. A semana foi essencialmente passada a preencher papelada que ainda faltava e foi aparecendo, familiarizar-me com a intranet e as mil hipótese que aquilo tem, ler uns artigos e conhecer os colegas, que são bastantes e a minha capacidade de fixar o nome de todos é limitada. Felizmente parecem-me todos bastante simpáticos e acessíveis. Para a semana há um churrasco e será uma boa altura de conhecer mais gente, se decidir ir.
De resto a adaptação tem se feito calmamente. Ir ao supermercado é uma aventura porque não percebo metade das coisas, a organização é diferente, mas lá me vou safando...
Se o tempo ajudar, amanhã será dia de ir a Arnhem, a cidade maiorzita aqui à volta e que diz que é gira e mais animada.Se gostar, há hopótese se ser por lá que vou procurar casa já que há muito mais opção e a viagem parece que se faz bem, além de ser maior e portanto ter mais vida e mais opções de diversão que aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário