15 agosto 2012

De regresso ao mundo dos blogs directamente das Holandas..

Bem, após uma interrupção longa (sim.. foram 5 anos, eu sei..) sem actualizar o blog, resolvi retomá-lo para mais facilmente (ou melhor, mais detalhadamente..) ir relatando a minha experiência no meu novo país de residência, a Holanda.
Para quem não sabes, "arranjei" uma Marie Curie e vim até à Holanda fazer o meu doutoramento (de agora em diante, abreviado PhD) na área da biorremediação, tratamento de águas residuais e blá blás afins.. Assim sendo, vou estar por estas bandas 4 anitos (pelo menos). Concretamente, estou em Wageningen, The City of Life Sciences.
Pois que o dia da mudança foi ontem, ainda que não esteja totalmente concretizada. Estou temporariamente alojada em casa de um dos novos colegas, que generosamente aceitou aturar-me até ao final de Agosto por uma simbólica quantia que não paga a simpatia, à vontade e excelente recepção que me tem dado. Dos holandeses não sei, dos austríacos já tenho uma óptima impressão! Assim sendo, tenho um quarto gigante para mim, que ele fez questão de mobilar com o essencial para me sentir confortável (convém explicar que o Martin se mudou à pouco tempo para o apartamento e ainda estava na fase de decoração e o que é actualmente o meu quarto estava vazio e foi mobilado mais cedo que o previsto por minha causa). Além disso, ofereceu-se para me ir buscar ontem à estação de carro, o que me facilitou bastante a vida porque Wageningen não tem estação de comboios e a mais perto fica a cerca de 20 min de autocarro, o que com duas malas mais uma mochila, não seria agradável de fazer. À minha espera, tinha um mapinha para me ajudar a orientar na cidade nos primeiros dias e ainda tive direito ao jantar :) 
Do primeiro dia não há muito mais a dizer.. Ainda fui ao novo campus da Universidade buscar um documento que precisava para o registo na Câmara, mas apesar de a cidade não ser muito grande, a andar a pé ainda é um bocadito e o cansaço depois da viagem acumulado com poucas horas de sono não deixou fazer mais.
Hoje foi dia de acordar cedo e rumar ao centro propriamente dito em busca da Câmara Municipal para efectuar o meu registo e me tornar oficialmente residente em Wageningen! Mais uma caminhada de 20 min e lá estou no centro que consiste essencialmente em meia dúzia de ruas pedonais onde se concentram a maioria das lojas e serviços, incluindo a Câmara. Apesar de pequeno, o meu sentido de orientação é péssimo e ainda andei um bocadito na direcção errada, mas os holandeses são prestáveis, falam um ingçês perfeito, incluindo os de mais idade, e houve logo um senhor que me viu da mapa na mão e me interpelou para oferecer ajuda e colocar-me no bom caminho.
Na Câmara, fui super bem atendida, serviço rápido (para os padrões tugas.. menos de 30 min à espera para ser atendida numa sala cheia de gente é bom sinal...) e eficiente. Da Universidade já tinham feito o pedido para o meu número de identificação junto das autoridades holandeses e já lá estava à minha espera.. Segue para o banco para abrir conta, mas como é típico dos holandeses (já comecei a perceber isso) há que ter uma marcação para estas coisas.. assim sendo, só amanhã é que posso tratar dessa parte.
Por hoje não havia muito mais a fazer, pelo que me dediquei a percorrer a cidade e familiarizar-me com as coisas.. Quarta é dia de mercado em redor da Igreja principal e parece ser bastante concorrido e não muito diferente dos nossos, à parte da melhor organização. Ao Sábado consta que há outro mercado no mesmo local mais dedicado aos produtos alimentares, hoje era generalizado.. Como disse, o centro resume-se um bocado à meia dúzia de ruas pedonais (bastante concorridas) onde se centram a maioria das lojas e depois de as percorrer 4 ou 5 vezes, acho que já estou familiarizada com as lojas que lá se encontram. À parte disso, existem vários espaços verdes em volta, bastante arranjados e convidativos sobretudo num dia de sol e calor como o de hoje (sim, é verdade.. estou a apanhar bom tempo na Holanda.. ele existe!). 
Andava nas minhas voltas de reconhecimento e fui dar com o Museu da cidade que fica onde antes se situava o Castelo (do qual só restam parcialmente algumas muralhas). Estava eu a ler a plaquinha em frente a explicar a importância da cidade na 2ª Grande Guerra quando fui interpelada por um jovem que me veio oferecer ajuda e convidar-me a visitar o Museu, que às quartas à tarde é de borla.. Claro que aproveitei para visitar já (até porque não havia muito para fazer) e tive direito a uma visita guiada pelo museu de borla já que não há muita informação disponível em inglês e o jovem resolveu ser prestável.. Até ver, estou com muito boa impressão dos holandeses... Mais umas voltitas pelo centro, informar-me de como funciona para ter um contrato de rede móvel por aqui, tentar adquirir mais informação turistica sobre a cidade, familiarizar-me com os supermercados (já tenho a minha preferência!), comer um gelado baratinho (mas muito bom!! não perder a referência desta gelataria!) e horas de regressar a "casa" que as pernas já se manifestam... Agora é descansar que amanhã tenho um dia agitado, a percorrer a cidade quase de uma ponta a outra e vários compromissos.. a este ritmo tenho de arranjar uma agenda, qual tipico holandês.. sim os holandeses são fanáticos com as suas agendas e os seus appointments.. entra-se na livraria/papelaria e é um mundo de agendas, incluindo para os mais jovens (há que começar cedo...).
Resumindo, primeiras impressões de Wageningen e dos holandeses são bastante positivas, mas creio que de vez em quando terei de fazer umas visitas a Amsterdão e outras cidades porque me vou fartar rapidamente da oferta em Wageningen.. Acho que vou aproveitar para viajar bastante, assim haja tempo e dinheiro para isso.. 

3 comentários:

Anocas disse...

Ola´Ola! Ainda bem que estas a gostar!!! :) Quanto a supermercados, o que mais gostava era o albert heijn, mas o c1000 fica mais em conta e há em maior quantidade! Quanto a viajares, parece-me óptima ideia, porque a Holanda é pequenina mas tem muito para visitar e os transportes são muito bons. Quando fores à estação de comboios, faz um cartão (que agora não me lembro do nome), mas o objectivo é pagares menos em cada viagem (e os comboios são caros). Na altura em que estive aí dava 40% de desconto ao portador e mais 2 ou 3 pessoas que viajassem em conjunto. Informa-te que é bem catita!! ;) Beijinho beijinho e vou estar atenta ao blog!!!

Susana disse...

Muito bom esse primeiro registo diário! :) Agora é continuar tudo a correr bem, tanto na instalação e reconhecimento da zona como na faculdade! E trata da bicicleta!! (e de como andar nela!! :P) Essas distâncias de 20 min vão ser piece of cake ;)

Sluggish7 disse...

Aqui também se tem de marcar hora no banco por isso percebo-te bem!