02 setembro 2012

The Dutchs...

Bom, ao fim de quase 3 semanas a viver na Holanda, há coisa que é impossível não reparar nos holandeses... E depois de passar uma vista de olhos neste site: http://stuffdutchpeoplelike.com/ tenho de confirmar que algumas das "manias" holandesas lá descritas confirmam-se... 
1- A mania das sandes: Esta gente parece sobreviver a maior parte do dia a sandes... Sim, holandês que se preze leva as suas sandes para o trabalho (nalguns casos, levam as coisas necessárias e fazem-nas na altura) e passam o dia a sandes.. Aqui há 3 refeições: pequeno almoço, almoço (se quiserem chamar sandes de almoço) e jantar. A única refeição quente é o jantar.. E como se sandes todos os dias não fosse esquisito o suficiente, há que ter em conta o que lá põem dentro.. Alguem me explica qual é a pancada de comer pão com doce ou Nutella e afins ao almoço? Pior, pôr por cima aquelas ceninhas coloridas que se usa para decorar os bolos das crianças... Não faz sentido para mim, mas aparentemente a mania pega-se porque vê-se muitos estrangeiros que já aderiram a esta mania das sandes...
2 - Os bolos de aniversário: diz que é regra o aniversariante levar um bolinho para o trabalho.. No meu caso, dada a quantidade de gente que o grupo inclui (incluindo técnicos, pessoal administrativo) são à volta de 5 bolos que tem de se levar (e às vezes não chegam...). Só esta semana acho que tivemos 4 eventos destes.. e esta gente celebra às 10h da manhã... 
3 - Barbecues: os holandeses adoram barbecues e fazem disso um evento.. Se o tempo está bom, é ver os jardins e quintais cheios de malta. Esta semana tivemos o barbecue anual do grupo (bem animado) e consta que para o ano estou na organização (não, não me voluntariei.. fui voluntária à força...)...
4 - Agendas: Esta gente funciona ao ritmo das agendas e relógios diariamente.. a pontualidade é fundamental e para tudo é preciso um appointment, incluindo nas relações interpessoais com colegas e amigos.. Cá essa história do "epa, este fds tenho a casa livre, bora fazer um jantar" aqui não funciona.. há que marcar com umas semanas, senão mesmo meses de antecedência...
5 - Bicicletas: Acho que eles nascem com a bicicleta colada ao rabo e para eles é um fenómeno quando alguém diz que não é hábito andar-se de bicicleta no nosso país de origem.. A pergunta "então mas como é que vão de um sítio para o outro?" é imediata... Duhhh.. transportes públicos, de carro, a pé... Qual é o gozo de andar de bicicletad debaixo de chuva torrencial ou com um frio de rachar? Anyway, vou tentar aprender em breve como deslocar-me nesse veiculo, mas continuo a achar o meu carro bem mais confortável..
Coisas boas da Holanda: Organização (às vezes de mais), Segurança, pelo menos aqui não há razão para preocupações, e o facto de toda a gente ser altamente prestável e estar sempre disposta a ajudar quando preciso. Até ver, apesar de algumas manias estranhas dos holandeses, o balanço tem sido positivo.

1 comentário:

Sluggish7 disse...

Os belgas também só comem sandes ao almoço e programam tudo com meses de antecedência.