11 novembro 2012

Bruxelas...

Bom, o blog está um pouco desactualizado, mas a verdade é que nem sempre há vontade, tempo ou paciência para fazer as devidas actualizações.
Como tinha dito, fui até Bruxelas no início de Outubro. Apesar das duas mudanças de comboio e 3h de caminho, a viagem até se faz bastante bem e pela afluência de pessoas, deu para perceber que é uma rota concorrida por estes lados.
O primeiro dia começou chuvoso, mas rumou-se até ao Atomium e à Little Europe. O primeiro só visto por fora (os preços não são muito convidativos só para andar a passear de escadas rolantes coloridas...). A Littke Europe.. é engraçado, acho que valeu a pena. Alguns países têm uma representação fraquinha (estranhamente Portugal até têm bastantes coisas representadas) e outros talvez demais.. É óbvio o destaque dado à Bélgica e Holanda, mas uma vez que estão a jogar em casa, até se percebe..
Felizmente a tarde foi sem chuva e deu para passear um bocado pelo centro de Bruxelas. Coisas difíceis de ignorar: as múltiplas lojas de chocolates e o cheirinho a waffles que se sente em todo o lado quase.. torna-se difícil resistir... A BD também é sem dúvida uma imagem de marca e existem murais bem giros pintados por toda a cidade. Além disso, existem várias lojas e museus dedicados só à BD e às figuras.. Conheço alguém que seria feliz nesta loja...
Grande desilusão: a estátua do raio da gaiato a fazer chichi não tem qualquer piadinha. É uma coisa minúscula, no meio de uma fonte igualmente pequena e que não se entende porque se tornou uma das imagens de marca da cidade. O melhor mesmo é caminho para lá chegar visto que uma das ruas para lá chegar é quase totalmente preenchida por lojas de chocolates... difícil, muito difícil de resistir...
A praça principal também é digna de se ver e convém não esquecer de ir esfregar o braço da senhora para dar boa sorte.. 
O segundo dia foi preenchido na caça aos murais de BD, uma vista rápida do exterior do Palácio e jardins e uma visita à zona do Parlamento Europeu (agora sei onde andam os impostos e dinheiro dos contribuintes europeus...).
Balanço geral: gostei, não é de todo das minhas cidades preferidas, mas também não deixei de gostar. É sem dúvida uma capital europeia, cheia de movimento e multicultularidade, o que por vezes se reflecte nalgum sentimento de insegurança, mas nada de extraordinário. A parte do centro é bem gira e para os amantes de chocolate, cuidado, é complicado não sair de lá com um carregamento substancial... Pareceu-me ser também uma cidade cheia de vida e com vários eventos e coisas a acontecerem. Vale a pena uma visita.
Próxima paragem em terras belgas: Gent e quem sabe Brugges..

1 comentário:

Sluggish7 disse...

Já fui várias vezes a Bruxelas sem esfregar o braço da senhora. Será que se fizer isso os meus sonhos de realizam?