25 agosto 2007

Ich bin ein Berliner!

Cá estou eu de volta depois de mais uma viagem, desta vez a Berlim. Felizmente, desta vez não tivemos grandes motivos de agitação. A viagem correu bastante bem, ainda que bastante cansativa pois em Berlim tudo é enorme e as coisas estão muito dispersas, pelo que tivemos de andar bastante durante toda a semana.
O que não faltam é coisas interessantes para ver na cidade, ainda para mais porque é uma cidade cheia de história e que já passou por muito. Tentámos conhecer os vários aspectos da cidade e por isso visitámos desde museus, fizemos circuitos a pé por alguns dos bairros e fomos mesmo fazer uma visita a parte de Berlim subterrânea. Para mim, esta última parte foi uma das mais interessantes. Fomos visitar um dos bunkers utilizados na Segunda Guerra com um guia bem disposto e que nos deu a conhecer um pouco da história de Berlim que fica por contar à superficie. Recomendo a todos os que visitarem Berlim.
Fomos também visitar o pequeno ursinho, Knut, no Zoo. É a minha segunda visita a um Zoo na Alemanhã e agrada-me sempre já que é bastante diferente dos nossos e pode-se ver os animais em condições bem melhores e bem mais próximas do seu habitat natural. O Knut é obviamente a atracção do Zoo de Berlim e tem imensa gente para vê-lo. Para quem não sabe, o Knut nasceu à poucos meses no Zoo e foi abandonado pelo mãe logo que nasceu e foi criado pelos tratadores. Infelizmente estava um pouco aborrecido quando o fomos ver. Há também uma pequena girafa nascida apenas uns dias antes de lá irmos.
Obviamente que o Reichstag e a Porta de Brandburgo fizeram parte do programa, bem como o Check Point Charlie, o Jüdisches Museum, a East Side Gallery (o maior pedaço de muro conservado), o Olympia Stadion, a Postdamer Platz e o Sony Center. Isto além de muitos outros museus, igrejas, palácios, muitos passeios pelos bairros e pelos magnificos jardins. Um dos passeios pelos jardins foi pelo Tiergarten até à Siegessäule (a estátua da senhora dourada). Passámos por uma clareira e constatámos que também os berlinenses, à semelhança dos parisienses, vão para os jardins de toalha em punho para ler, ouvir música, conversar, enquanto apanham uns banhos de sol. Até aqui tudo bem. O que não estava à espera é de na clareira seguinte deparar-me com um número significativo de homens nus a apanhar sol, bem à vista de todos... Enfim... As minhas viagens seriam bem mais aborrecidas de contar senão fossem estas coisas...
Achei também alguma piada à fantástica disponibilidade dos alemães para nos ajudar... ainda que em alemão. A sensação de fazer uma pergunta em inglês e responderem-nos em alemão puro e duro, como se nós estivessemos a perceber alguma coisa é indiscritivel... Não que tenhamos razões de queixa, foram sempre prestáveis, nós é que não falamos alemão de todo... O pior foi talvez a falta de ementas em inglês. Safaram-nos os MacDonald's e os italianos.
Fora de Berlim visitámos Potsdam e o seu fantástico palácio. Tentámos visitar a cidadela de Spandau, mas estava alugada para uma festa de uma rádio local. Também fizemos um passeio de barco pelo Havel. A intenção era ir de Postdam para Berlim, mas a incompreensão do inglês pelos alemães e do alemão pela nossa parte impossibilitou a viagem e ficámos a meio da intenção...
Felizmente o tempo esteve sempre relativamente bom. Nunca se sabia se ia chover ou não, mas acabámos por nos livrar à chuva tirando no último dia. Já não bastava ter de acordar às 4h da manhã para estar no aeroporto às 6h, como às 3h da manhã estar a fazer uma das maiores tempestades que assisti. Além do barulho, é de realçar a intensa luz que entrava pela janela já que aquela gente não usa persianas nem cortinados decentes, o que fez com que acordassemos bastante cedo.
Excusado é dizer que há pedaços do muro em todo o lado e que se vendem pedacinhos em todas as lojas por pequenas fortunas. Felizmente nós encontrámos a loja de um turco e o André armou-se em cigano e negociou o preço de tudo e trouxemos tudo bem mais barato do que comprado noutras lojas e ainda tive direito a uma oferta :). Só tive pena de não trazer uma miniatura dos ursinho que estavam espalhados pela cidade. À semelhança do que se passou cá com as vacas o ano passado, em Berlim estão espalhados vários ursos pintados patrocinados por várias instituições e representado vários paises (Portugal também tem). Para mais informação http://www.united-buddy-bears.com/.
Curioso foi o facto de não se ver muito à venda as famosas bolas de Berlim. Achava que ia ser muito mais fácil de encontrar... Mas para quem gosta de doces recomendo a secção de gourmet do KaDeWe, é fantástica!
Resta dizer que quase nos cruzámos com o Tom Cruise no Zoo de Berlim (ou em qualquer outro lugar) já que ele está na cidade a filmar o novo filme. Ainda assistimos a algumas filmagens, ainda que de muito longe...
Chega de conversa, para saberem mais podem sempre falar comigo e perguntar! Em baixo ficam algumas fotos.

1 comentário:

sofia disse...

sim, sim.. Berlim recomenda-se, mas infelizmente ainda só a conheço com neve! :) E eu já fui à casa de banho do último piso do KaDeWe (eu ia tomar café nesse piso, mas achei que ir ao WC tinha muito mais nível... :P)