Para quem ainda não reparou, o termómetro acusa temperaturas bem altas. Além de se tornar bastante incômodo sobretudo para quem tem de trabalhar ou estudar, o calor que se faz sentir trouxe de volta ao nosso país o bem conhecido problema de Verão: os incêndios.
Como eu disse, é um velho problema, mas parece que as soluções teimam em não aparecer. Não era já tempo de se tomar algumas medidas? De há uns anos para cá temos assistido impávidos e serenos à destruição da mancha verde portuguesa. Atribuem-se as principais causas à falta de meios e de limpeza das matas. O.K, não somos ricos, é verdade, mas será que não se devia investir mais em equipamentos para combater incêndios já que o número destes incidentes parece aumentar de ano para ano? Quanto à limpeza das matas também não compreendo. A desculpa é que, no caso das privadas, têm de ser os proprietários a limpar. Até faz sentido se de facto fossem obrigados a isso e se fossem gravemente penalizados por não o fazerem. Por outro lado, existem muitas matas que não são propriedade privada e que também não são limpas. Falta de meios outra vez? E que tal incluir a limpeza de matas como serviço comunitário nalgumas penas? E porque não organizar campanhas de voluntariado e porque não pedir colaboração às nossas forças militares em vez de só contarem com elas quando é preciso controlar incêndios? E será que investir também na educação cívica da população, com particular incidência nos jovens, não é uma hipótese a pensar? A meu ver está na altura de se pensar mais em soluções para este velho problema ou qualquer dia não teremos mancha verde no país. A re-plantação de árvores é cara e estes seres vivos levam muito tempo para se desenvolverem, sendo necessários vários anos para se constituir uma mata ou floresta.
Por outro lado, gostava que alguém me explicasse porque raio é que só se chamaram os meios aéreos ao fim de dois dias para combater um incêndio que nunca esteve controlado. Estavam à espera que chovesse?
4 comentários:
Muitas ideias temos nós contra o combate a incêdios... Todos os anos se investem em "coisas" para os combater mas deixa-se de lado a prevenção. A limpeza tem que ser feita seja por quem for e tem que haver fiscalização, coisa que não há muito por aí...
Por acaso até existem campanhas de voluntariado, mas será suficiente?
Eu continuo a achar que é mais importante comprar submarinos...
Ideias de facto não faltam, falta é muita iniciativa e prevenção.
Lol, sim.. submarinos fazem mesmo muita falta...
então não fazem falta?? tão e se houver incendios dentro de água? queres ver que são os camiões dos bombeiros que lá vão... SUBMARINOS pah! lol
Enviar um comentário