24 abril 2006

Cerveja...

Ando às voltas com um trabalho sobre a cerveja e a mim coube-me a parte da história da cerveja e não pude deixar de registrar aqui alguns dos meus recentes conhecimentos.
1. A história da cerveja tem mais de 6000 anos. Isto pode explicar alguns acontecimentos estranhos da história da humanidade. Vamos a ver e foram provocados por alguém que bebeu cerveja a mais...
2. Há quem ache que parte do carregamento da Arca de Noé era cerveja. Será que até Deus também gosta de cerveja? Pelos vistos devia beber-se cerveja nas missas e não vinho...
3. Em sumério cerveja significa pão líquido. Pessoal não se escandalizem quando alguém com ar esfomeado vos pedir dinheiro para um cervejola. Afinal está a tentar comer pão poupando-se ao trabalho de mastigar.
4. Antigamente a cerveja era feita por mulheres. Afinal a profissão mais antiga do mundo talvez seja a de cervejeira!
5. As egipcias usavam cerveja como cosmético. Alguém que usa risco preto até às orelhas não tem credibilidade sobre estética.
6. A cerveja foi usada como modo de pagamento aos trabalhadores. O Governo português ainda não se lembrou disto.. Acabavam logo as greves.
7. Na Idade Média a cerveja passou a ser fabricada por monges. Continuo com a minha teoria que se devia beber cerveja nas missas.
8.A 26 de Abril de 1516, o Duque Guilherme IV da Baviera, desagradado com adições estranhas, como fuligem, cal, ervilha, etc., decretou a Lei de Pureza com a finalidade de regularizar o processo de fabrico de cerveja. Cal ou fuligem na cerveja??????
9. Em Portugal consume-se cerveja desde o século XVII. Como sempre atrasados em relação ao resto do mundo.
10. Na Bélgica existem mais de 500 cervejarias e na República Checa bebem-se 180 litros anuais per capita. Bêbados!
12. O consumo moderado de cerveja protege de doenças cardiovasculares. Cheira-me a desculpa para beberem mais.
13. A cerveja é um bom diurético. Olha a novidade...
14. Segundo as minhas fontes de investigação a cerveja faz bem à osteoporose, ajuda na prevenção de vários tipos de cancro, faz bem à visão, reduz o risco de Parkinson, ajuda na protecção contra a acção de Helicobacter pylory, uma bactéria que pode provocar úlceras estomacais, reduz o risco de formação de pedras nos rins, reduz o risco de diabetes tipo 2 e, melhor que tudo, NÃO ENGORDA. É o medicamento ideal.. faz bem a tudo.
Em resumo... Bebam muita cerveja, mas cuidado com os efeitos desidratantes do álcool.

5 comentários:

sofia disse...

Um trabalho sobre cerveja é sempre um bom trabalho! Alguns comentários:
1)ervilhas na cerveja????
2)180 L/capita anuais não é muito, pouco mais é que meio litro por dia, e o que é isso? Olha se eles tivessem o nosso clima, que o pessoal em vez de trabalhar vai para a esplanada mamar jolas eheh!!
3)é claro que a cerveja faz bem à saúde!
4)e, agora, abaixo assinado para que a jola a 50 cêntimos seja uma realidade!

Anónimo disse...

cerveja a 50 centimos é uma realidade do Alentejo... Digo mais, as minis são 45 centimos! ;)

Luis Capucho disse...

Exelente artigo

Luis Capucho disse...

falta o c de Cerveja

Unknown disse...

Ana: Grande Alentejo! lol come-se e bebe-se bem e paga-se sempre pouco.
Luis: Obrigado :D.